domingo, 4 de outubro de 2015




Jane Grey nascida em 12 de fevereiro de 1554 foi uma nobre inglesa declarada Rainha da Inglaterra e Irlanda de 10 de julho a 19 de julho de 1553 após a morte de Eduardo VI.
Joana ( do inglês Jane) era bisneta de Henrique VII através de sua filha Maria Tudor e também prima em primeiro grau de Eduardo VI. Ela casou-se em maio de 1553 com lorde Guilford Dudley, filho mais novo de João Dudley, 1.º Duque de Northumberland, regente de Eduardo. Próximo da morte, o jovem rei nomeou Joana como sua sucessora em seu testamento, ignorando as reivindicações de suas meia-irmãs Maria e Isabel sob o Terceiro Ato de Sucessão. Joana acabou sendo aprisionada na Torre de Londres em 19 de julho depois do Conselho Privado passar para o lado de Maria. Ela foi condenada por alta traição em novembro e sentenciada a morte, porém sua vida foi inicialmente poupada. Uma rebelião entre janeiro e fevereiro de 1554 contra os planos de Maria de se casar com Filipe da Espanha levou às execuções de Joana e seu marido.
Joana teve uma excelente educação humanista e a reputação de ser uma das mulheres mais cultas de sua época. Uma forte protestante, ela foi postumamente considerada não apenas uma vítima mas também uma mártir.
No dia 12 de fevereiro de 1554, Guilford foi executado em praça pública. Joana Grey recebeu uma execução privada no mesmo dia na Torre de Londres. A execução privada foi ordem de Maria, como um gesto de respeito à prima.
Joana foi executada aos 16 anos e enterrada junto a Guilford na Capela Real de São Pedro ad Vincula.
Lady Jane, uma adaptação cinematográfica de 1986 retrata uma parte de sua história, tendo como atriz principal Helena Bohan Carter.





Minha querida Lady Jane
Quando eu te vir novamente
Seu servo eu sou
e vou humildemente permanecer

Apenas atenda a esse apelo meu amor
Feito de joelhos, meu amor
Eu me comprometi com Lady Jane

Minha cara Lady Ana
Eu fiz o que pude
Eu devo partir
Pois estou prometido
O jogo está sendo jogado, meu amor
Seu dia chegou, meu amor
Eu jurei meu pescoço a Lady Jane

Oh, minha doce Maria
Eu espero à sua vontade
A areia ja acabou (da ampulheta)
Para a sua senhoria e eu

O casamento está próximo, meu amor
ela está garantida, meu amor
A vida é segura com Lady Jane

Lady Jane - Rolling Stones

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo ansiosamente sua opinião!