quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Eu sou Oxóssi!
A  cultura  afro em muito está presente na população brasileira em geral. Nossa estória marcada pela escravidão trouxe os povos negros por mares distantes, semeando sua genética, seus costumes e tornando-se parte desta mistura de povos que flui em nossas veias.
Assim como todos que imigraram para a nossa nova morada na América, os povos africanos deixaram tesouros que até hoje são explorados. Um dos maiores a se destacar é a capoeira. Essa cultura em muito é explorada em Caçapava do Sul, a partir do projeto social que abrange a população negra, mas que abre suas portas para todos, independente de idade, sexo ou classe social. Todos sendo recebidos de braços abertos no momento em que resolvem adentrar neste curioso e brilhante mundo.
Vejo garotos e garotas, a maioria em sua adolescência dedicando seu tempo e amor a esse hobbie.  Eles amam capoeira, eles vivem capoeira.  São a centelha viva de uma chama distante, um resgate dos antigos costumes mantendo a estória do nosso Brasil viva de geração para geração. A lembrança perpétua do que nós fomos e de onde viemos.
Sabe o que torna a capoeira um meio cultural a ser destacado? É um vício. Os jovens a praticam com fervor, trocando as obscuridades do mundo que os assolam, as promiscuidades já não chamam sua atenção. Eles querem cantar e jogar, com seus amigos, colegas, irmãos, é uma  sociedade saudável e limpa, que em tudo colabora para saúde física, mental e a formação do caráter destes jovens.
Nas ruas encantam os caminhantes. Com seu berimbau e seu corpo, fazem mágica e  cultura, com seu canto pregam harmonia e sábios ensinamentos. É o tesouro, não como moedas de ouro que   viram a cabeça do homem, e sim um que o  move para a satisfação pessoal, honesto, forte e sempre cantarolando para a vida a felicidade de ser capoeira.




O que é para mim a capoeira? Para mim a capoeira é a forma de me libertar de tudo o que me rodeia, é onde me expresso e onde sou feliz !!! - Kethlyn Marques





´´Vai lá menino

Mostra o que o mestre ensinou
Mostra que arrancaram a planta
Mas a semente brotou
E se for bem cultivada
Dará bom fruto e bela flor(...) ``





´´É arte nobre vem chegando arte nobre vem chegando
Iluminando
Meus caminhos
Na roda de capoeira aprendi andar sozinho
Toca
Toca são bento grande toca são bento grande angola miudinho``




Capoeira é tudo, capoeira e arte, é um jogo, luta, cultura, capoeira é tudo e um pouco mais, é um estilo de vida - Matheus Marques




´´Paranauê, paranauê paraná``



´´Lá no céu tem capoeira,
uma estrela me falou.
Quando ronca a trovoada
É que a roda começou``



A capoeira em Caçapava do Sul é ensinada em escolas no sistema mais educação, mas a linha mais forte pertence ao Clube Recreativo Harmonia, onde a capoeira em parceria com o Coletivo Omodê busca resgatar a cultura afro-brasileira.
O coletivo Omodê acolhe crianças, adolescentes e adultos de qualquer gênero, cor e classe em oficinas de arte e esportes, buscando valorizar e trabalhar a aceitação das diferenças. O diferente é um pedaço do todo, tudo é cultura e formação.
Tenho o prazer de fazer parte deste projeto. Acabei de entrar para a capoeira e digo ser inacreditável! Você ultrapassa limites que jamais acreditou ser capaz, fica mais saudável, disposto, e ainda por cima se diverte e encanta, isso é capoeira, é beleza e acima de tudo é vida!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo ansiosamente sua opinião!